sexta-feira, 19 de agosto de 2011

O cloud computing pode salvar o seu dia, sua sanidade e a sua empresa também!



Você já passou pela experiência de perder tudo o que tinha no seu computador de uma hora para outra? Não importa se foi por causa de vírus, pico de energia, acidente ou qualquer outro motivo. O problema é que você perdeu tudo. 

E agora? Tinha backup de todos os arquivos? Não é sempre que temos tempo, paciência e lembrança de fazer cópias de segurança em outro HD.   

Recentemente passei por essa situação. Meu computador queimou e com ele vários projetos, trabalhos em andamento, avaliações e arquivos importantíssimos. Só não perdi tudo, e também minha sanidade mental, por que tinha cópia disso em outro lugar. Levei um susto danado, tive uma baita dor de cabeça, mas fui salva por uma nuvem!

O que salvou meu dia foi o cloud computing, que traduzindo significa computação em nuvem. Essa é uma tecnologia relativamente nova que permite que você guarde seus arquivos, softwares, fotos, filmes, programas e etc em uma nuvem na internet, onde você pode acessar e trabalhar neles on-line a qualquer momento, de qualquer máquina, desde que faça o login.

A nuvem é um sistema operacional on-line, um espaço só seu na rede e funciona mais ou menos como uma evolução do webmail (Gmail, Hotmail, Yahoo). Lembra daquele velho truque de mandar por e-mail trabalhos ou apresentações para você mesmo para ter esses arquivos na rede e sempre ter acesso a eles? É isso! Só que com muito mais espaço e segurança do que uma simples conta de webmail. Genial!

Empresas já estão utilizando essa tecnologia e alugando nuvens exclusivas para compartilharem informações, projetos, programas e trabalhos com funcionários espalhados em filiais pelo mundo. Além disso, esse conteúdo pode ser acessado, modificado e atualizado em real time, pelos funcionários envolvidos, de computadores particulares, celulares ou tablets. Há uma questão de segurança envolvida nisso, mas cabe à empresa definir quem terá acesso a esse recurso e como proceder.

Sem sombra de dúvidas, a nuvem facilita a vida de todos e resguarda informações importantes no caso do computador parar de funcionar. Isso pode salvar o seu dia! Tudo o que é importante para você e para seu trabalho estará guardado e seguro na sua nuvem, sem que seja preciso instalar nada para isso.

Existem vários programas gratuitos de armazenamento on-line atualmente. A maioria é de HD virtual onde você pode apenas guardar seus arquivos, dados, etc. Já com a nuvem você pode interagir e trabalhar com o que está guardado, inclusive softwares. É o seu computador pessoal na web, acessível de qualquer lugar e a qualquer momento.

Há também outro programa muito próximo à nuvem, o descktop virtual. Mas nele você tem que baixar o programa no seu computador, laptop, celular e outras máquinas que desejar para criar uma pasta que irá compartilhar automaticamente com as demais máquinas cadastradas todo o conteúdo que for colocado nela.

Tanto o HD quanto o descktop virtual e o cloud computing são ferramentas magníficas que nos auxiliam diariamente preservando nossos arquivos de qualquer perda no caso de pane em nossas máquinas. Mas o meu preferido é a nuvem. Ela caiu do céu!

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Como atrair – ou melhor, conquistar – e manter investimentos em comunicação?

Costumo dizer que os profissionais de comunicação são como educadores dentro das empresas. Eles estão sempre explicando o que é comunicação, qual é a função dele ali dentro, porque ele é necessário, quais são os benefícios que ele traz para a empresa e porque ele precisa de verba para trabalhar!
  
Parece brincadeira, mas é verdade: a maioria das pessoas não sabe para que serve o setor de comunicação da empresa. Logo, por que destinar parte da verba anual para ele? Aí fica a dúvida, como convencê-los a repassar verbas para o seu departamento?
  
Eduque, profetize (!), tenha em mão uma apresentação básica, cinco páginas no máximo, sobre o seu trabalho e a importância estratégica dele para a empresa. Leve essa apresentação sucinta às suas reuniões de orçamento. Treine, tutore todos os funcionários através de uma ação de endomarketing sobre o seu departamento. Mostre os resultados das ações já executadas e como elas contribuíram para a melhora empresa.