quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Saber delegar não é fácil e não é tarefa para qualquer um!


Já se sentiu sobrecarregado no trabalho e escutou o precioso conselho para delegar mais funções aos demais membros de sua equipe? Pois é, eu também! Acho tal conselho válido, mas tem um pequeno detalhe. Como fazer isso?

O problema talvez seja falta de conhecimento das reais capacidades de sua equipe ou até mesmo falta de confiança em delegar tarefas cruciais que, se mal feitas, podem causar grande dano à empresa e à sua carreira, já que a responsabilidade pela realização da mesma é sua, independente de quem tenha feito. Viu como é complicado!?

Às vezes, fiscalizar, cobrar, ensinar e refazer um trabalho dá muito mais trabalho e estresse do que se tivéssemos feito tudo sozinhos de uma vez. Mas aí mora o problema da estafa. Sim, você vai se exaurir até o ponto de não funcionar mais! Isso não é bom. O que fazer então?

Comece montando uma equipe excelente, elimine os que são inúteis e/ou figurantes, e parta para a ação. Conheça seus colegas, saiba os pontos fortes e fracos deles, assim como suas capacidades criativas e limites. Tenha uma conversa franca sobre a dinâmica nova que será implantada no grupo, que atribuirá maiores responsabilidades para todos, inclusive para você mesmo, pois como líder é responsável por fazer “as coisas funcionarem e darem certo”, não é mesmo?

Mas, e se você não puder fazer isso porque não é o líder, e sim mais um membro da equipe? Se não tiver o poder para burilar seu grupo da melhor maneira que acha possível? Complicou! Você terá que expor a situação para seus superiores, juntamente com a solução para o problema e a comprovação de que essa é viável e acertada.

Não será nada fácil. Essa tática é arriscada e pode criar muito melindre dentro da equipe. Por isso você terá que ter certeza do que está dizendo antes de por essa ideia em prática. Há de se pesar os prós e os contras para ver se realmente vale todo esse esforço ou se não é melhor mudar de trabalho.

Se mesmo com suas sugestões (pertinentes, jamais mesquinhas ou sem fundamentos, afinal de contas sua reputação e carreira que estão em jogo!) não houver resposta dos superiores ou, ao menos, intenção de melhorar a situação, mude de emprego! Não vale a pena permanecer em um lugar que não respeita seus limites, o escuta e busque soluções para melhorar as condições de trabalho dos funcionários - o que acaba gerando lucros para a própria empresa.

Agora, se você tem condições de delegar tarefas e não o faz por acreditar que ninguém é tão bom quanto você para realizá-las, ou por estar com medo de ser substituído, ou porque não confia em ninguém mesmo sabendo que sua equipe é capacitada, você está paranóico e precisa de tratamento para desapegar dessas ideias contra-produtivas e obsessivas antes que realmente perca o emprego ou tenha um problema sério de saúde devido à sobrecarga de trabalho.

Você não é insubstituível e o que vai garantir sua posição na empresa é justamente sua capacidade de gerenciar a distribuição, cumprimento e sucesso das tarefas que são direcionadas para a sua equipe.

Delegar é uma arte que a gente aprende com o tempo. Se temos conhecimento sobre a qualidade e capacidades da equipe, fica fácil começar a delegar e relaxar quanto ao fato de estar fazendo isso. No começo é bem possível que fique vigiando excessivamente o andamento de tudo, mas depois dos primeiros resultados e ajustes, você ficará mais seguro, satisfeito e feliz com o andamento do seu trabalho. 

Boa sorte!